terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


Nirvana no Festival de Reading - O Auge de um Deus do Rock

Sai em DVD a apresentação histórica do Nirvana no festival de Reading, na Inglaterra. Em 1992, Kurt Cobain estava no ápice de sua carreira: era rebelde e nerd na medida de um mito



Kurt Cobain durante o MTV Video Music Awards, em 1992, em Los Angeles. O líder do Nirvana era informadíssimo musicalmente. Foto: Frank Micelotta (
      0)



Trinta de agosto de 1992. O cenário é o palco principal do festival de Reading, na Inglaterra. Última atração do dia, o Nirvana é aguardado por uma multidão. Quando Kurt Cobain aparece, o baterista Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic já estão em cena. O cantor surge numa cadeira de rodas, empurrada pelo jornalista britânico Everett True, o primeiro a escrever sobre a turma grunge de Seattle. Vestindo um avental médico por cima da roupa e uma longa peruca loira, Kurt se levanta com dificuldade, agarra o microfone e canta o primeiro verso de The Rose (famosa na voz de Bette Midler). E desmaia tragicamente.


Pura encenação, tiração de sarro. Dez segundos depois, o roqueiro já está de pé, guitarra no pescoço, mandando os primeiros acordes da raivosa Breed. Era o começo da hoje histórica performance do grupo americano, anteriormente disponível apenas em gravações piratas. O recém-lançado DVD (e CD) oficial traz a íntegra do espetáculo, sem qualquer extra. Mas as músicas executadas já bastam para que sejam elaboradas inúmeras teses sobre o sucesso do Nirvana.


Kurt podia ser sarcástico como no início da apresentação mas também era um romântico. Ao introduzir a então inédita All Apologies, ele menciona a filha nascida há 12 dias e pede para o público mandar um recado para sua esposa: "Courtney, nós te amamos". Ao deixar o palco, com um cigarro no canto da boca, Kurt é assediado por um menino com não mais do que 13 anos, portador de leucemia. Além de dar autógrafo, ele aconselha o jovem fã a não virar fumante.
O líder do Nirvana era o rebelde que todo moleque queria ser e o desajustado que toda garota gostaria de botar na linha. Uma unanimidade inclusive entre a crítica, que reconheceu imediatamente seu talento fora do comum para construir melodias ao mesmo tempo pop e agressivas, vide Lounge ActOn a Plain eDrain You, lados Bs do clássico álbum Nevermind, todas no setlist de Reading.


A verdade é que Kurt era um nerd do rock. Era um sujeito informadíssimo musicalmente, o que dá para perceber no DVD. O hit Smells Like Teen Spirit é precedido pelo refrão de uma música da banda Boston (More Than a Feeling, que alguns acusavam o Nirvana de ter plagiado). No bis, covers de três grupos obscuríssimos são executados em sequência: Love Buzz, do holandês Shocking Blue, e as punks D-7(The Wipers) e The Money Will Roll Right In (Fang). Entre uma música e outra, Grohl e Novoselic puxam sons de Devo e Deep Purple. Os dois, igualmente CDFs, eram parceiros perfeitos para Kurt.
Pena que dois anos depois ele estaria com 27. E todo fissurado em cultura pop como Kurt sabe que essa é a idade em que os grandes nomes do rock - como Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix - morrem e viram mitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um amigo de La Caja de Pandora, ficamos felizes de ter você como um seguidor, valeu!