terça-feira, 2 de fevereiro de 2010



DICA: La Caja de Pandora recomenda o filme Stoned, que conta a história de Brian Jones, integrante dos Rolling Stones.


Sinopse:
Filme sobre a vida e a misteriosa morte do co-fundador da banda Rolling Stones Brian Jones, que foi encontrado no fundo de sua própria piscina apenas algumas semanas depois de deixar o grupo. O relatório oficial afirma que a morte de Jones foi um acidente, mas o longa sugere que o músico foi assassinado.
Além disso, você pode encontrar o DVD aqui na loja!







Nirvana no Festival de Reading - O Auge de um Deus do Rock

Sai em DVD a apresentação histórica do Nirvana no festival de Reading, na Inglaterra. Em 1992, Kurt Cobain estava no ápice de sua carreira: era rebelde e nerd na medida de um mito



Kurt Cobain durante o MTV Video Music Awards, em 1992, em Los Angeles. O líder do Nirvana era informadíssimo musicalmente. Foto: Frank Micelotta (
      0)



Trinta de agosto de 1992. O cenário é o palco principal do festival de Reading, na Inglaterra. Última atração do dia, o Nirvana é aguardado por uma multidão. Quando Kurt Cobain aparece, o baterista Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic já estão em cena. O cantor surge numa cadeira de rodas, empurrada pelo jornalista britânico Everett True, o primeiro a escrever sobre a turma grunge de Seattle. Vestindo um avental médico por cima da roupa e uma longa peruca loira, Kurt se levanta com dificuldade, agarra o microfone e canta o primeiro verso de The Rose (famosa na voz de Bette Midler). E desmaia tragicamente.


Pura encenação, tiração de sarro. Dez segundos depois, o roqueiro já está de pé, guitarra no pescoço, mandando os primeiros acordes da raivosa Breed. Era o começo da hoje histórica performance do grupo americano, anteriormente disponível apenas em gravações piratas. O recém-lançado DVD (e CD) oficial traz a íntegra do espetáculo, sem qualquer extra. Mas as músicas executadas já bastam para que sejam elaboradas inúmeras teses sobre o sucesso do Nirvana.


Kurt podia ser sarcástico como no início da apresentação mas também era um romântico. Ao introduzir a então inédita All Apologies, ele menciona a filha nascida há 12 dias e pede para o público mandar um recado para sua esposa: "Courtney, nós te amamos". Ao deixar o palco, com um cigarro no canto da boca, Kurt é assediado por um menino com não mais do que 13 anos, portador de leucemia. Além de dar autógrafo, ele aconselha o jovem fã a não virar fumante.
O líder do Nirvana era o rebelde que todo moleque queria ser e o desajustado que toda garota gostaria de botar na linha. Uma unanimidade inclusive entre a crítica, que reconheceu imediatamente seu talento fora do comum para construir melodias ao mesmo tempo pop e agressivas, vide Lounge ActOn a Plain eDrain You, lados Bs do clássico álbum Nevermind, todas no setlist de Reading.


A verdade é que Kurt era um nerd do rock. Era um sujeito informadíssimo musicalmente, o que dá para perceber no DVD. O hit Smells Like Teen Spirit é precedido pelo refrão de uma música da banda Boston (More Than a Feeling, que alguns acusavam o Nirvana de ter plagiado). No bis, covers de três grupos obscuríssimos são executados em sequência: Love Buzz, do holandês Shocking Blue, e as punks D-7(The Wipers) e The Money Will Roll Right In (Fang). Entre uma música e outra, Grohl e Novoselic puxam sons de Devo e Deep Purple. Os dois, igualmente CDFs, eram parceiros perfeitos para Kurt.
Pena que dois anos depois ele estaria com 27. E todo fissurado em cultura pop como Kurt sabe que essa é a idade em que os grandes nomes do rock - como Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix - morrem e viram mitos.

Alice no País das Artes

DICA: La Caja de Pandora recomenda que dêem uma olhada nessas imagens.
Bem artísticas e multicoloridas, feitas com vários materiais, como cartas, argila, e até algumas fotografias.
Vale a pena!

NA LITERATURA. Ilustração de Luiz Zerbini para o novo livro da editora Cosac Naify, com tradução do historiador Nicolau Sevcenko. O artista plástico paulistano produziu pequenas maquetes com cartas de baralhos recortadas e depois as fotografou, ressaltando os jogos de luz e sombra. Foto: Lula Rodrigues (
      0)
Ilustração de Luiz Zerbini para o novo livro da editora Cosac Naify, com tradução do historiador Nicolau Sevcenko. O artista plástico paulistano produziu pequenas maquetes com cartas de baralhos recortadas e depois as fotografou, ressaltando os jogos de luz e sombra.

NA FOTOGRAFIA. Sem Título, imagem feita pelo francês Jean-François Fourtou em 2007. A foto integra a exposição Um Mundo Sem Medidas, em cartaz até dia 31 no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Com uma casa desproporcional, Fourtou brinca com as percepções alteradas de adultos e crianças. Foto: Divulgação (
      1)
Imagem feita pelo francês Jean-François Fourtou em 2007. A foto integra a exposição Um Mundo Sem Medidas, em cartaz até dia 31 no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Com uma casa desproporcional, Fourtou brinca com as percepções alteradas de adultos e crianças.

NO CINEMA HOLLYWOODIANO. A atriz inglesa Helena Bonham Carter como a Rainha de Copas do filme do diretor americano Tim Burton. Prometida para março, a produção, que traz o ator Johnny Depp no papel do Chapeleiro Maluco, é uma espécie de seqüência da história original e mostra Alice aos 19 anos. Foto: Mary Ellen Mark/ Divulgação (
      2)
 A atriz inglesa Helena Bonham Carter como a Rainha de Copas do filme do diretor americano Tim Burton. Prometida para março, a produção, que traz o ator Johnny Depp no papel do Chapeleiro Maluco, é uma espécie de seqüência da história original e mostra Alice aos 19 anos.

NA VIDEOARTE. A Alice e o Coelho Branco no traço do artista japonês Takashi Murakami. Célebre por um trabalho pop inspirado em mangás, Murakami lançou o vídeo no ano passado para a marca francesa Louis Vuitton. Em Superflat Monogram, sua Alice entra em um túnel mágico e chega ao mundo fantástico da grife. Foto: Divulgação (
      3)
A Alice e o Coelho Branco no traço do artista japonês Takashi Murakami. Célebre por um trabalho pop inspirado em mangás, Murakami lançou o vídeo no ano passado para a marca francesa Louis Vuitton. Em Superflat Monogram, sua Alice entra em um túnel mágico e chega ao mundo fantástico da grife.

NA GRAVURA. A Alice e o Coelho Branco do inglês John Tenniel (1820-1914). Suas ilustrações, feitas para a primeira edição da história de Lewis Carroll, em 1865, serviram de referência para o desenho dos Estúdios Disney. As matrizes em madeira estão na biblioteca Bodleian, na Universidade de Oxford. Foto: Rischgitz/Getty Images (
      4)
A Alice e o Coelho Branco do inglês John Tenniel (1820-1914). Suas ilustrações, feitas para a primeira edição da história de Lewis Carroll, em 1865, serviram de referência para o desenho dos Estúdios Disney. As matrizes em madeira estão na biblioteca Bodleian, na Universidade de Oxford.

NO CINEMA SURREALISTA. O Coelho Branco em versão do cineasta checo Jan Svankmajer. Em 1988, o artista, de alma surrealista, subverteu o clássico infantil da Disney. Seu cultuado filme iniciou uma onda de Alices obscuras e influenciou diretores como Tim Burton. Foto: Keystone (
      5)
O Coelho Branco em versão do cineasta checo Jan Svankmajer. Em 1988, o artista, de alma surrealista, subverteu o clássico infantil da Disney. Seu cultuado filme iniciou uma onda de Alices obscuras e influenciou diretores como Tim Burton.

NO DESENHO ANIMADO. A mais popular das Alices, entre o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março. Os Estúdios Disney apresentaram a sua versão em 1951. O desenho animado teve pré-produção de dez anos e levou mais cinco para ficar pronto. Por causa dele, a personagem ficou eternizada como a loirinha de vestido azul e fita na cabeça. Foto: Latin Stock (
      6)
A mais popular das Alices, entre o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março. Os Estúdios Disney apresentaram a sua versão em 1951. O desenho animado teve pré-produção de dez anos e levou mais cinco para ficar pronto. Por causa dele, a personagem ficou eternizada como a loirinha de vestido azul e fita na cabeça.

Fonte: site da revista Bravo.


La Caja de Pandora;
uma loja eclética

Seja um amigo de La Caja de Pandora, ficamos felizes de ter você como um seguidor, valeu!